Onebiz Logotipo
REDES SOCIAIS Onebiz Facebook  Onebiz LinkedIn  Onebiz Blogspot
HOME    MEDIA    CONTACTOS
O GRUPO     |     ÁREAS DE NEGÓCIO     |     FRANCHISING     |     SERVIÇOS
PRESS RELEASES
15-03-2010                                                                            Bookmark and Share

Quanto que o cliente Onebiz vai poupar no IRS?

Saiba todas as deduções que pode fazer em 2009 e o que já está previsto para 2010

Ao longo dos anos, os mais de 90 mil clientes da Onebiz têm tido acesso a um leque de serviços, que além de serem diversos, competitivos no mercado e oferecerem qualidade no atendimento profissional, são dedutíveis em IRS. Desta forma fizemos um apanhado geral de todas as deduções possíveis para que saibam o quanto pode ganhar com cada uma destas rubricas: Saúde, educação, informática, energias renováveis, PPR, seguros... E ainda, para os clientes da Sensil há uma grande novidade para 2010: um quarto dos encargos com apoio domiciliário passa a ser dedutíveis no IRS. A proposta aprovada inclui o apoio domiciliário, tais como os encargos com lares e instituições de apoio à terceira idade.

A entrega da declaração de IRS relativa a 2009 para os contribuintes da primeira fase começou no dia 10 de Março. Para saber o que precisam de reunir e quais os valores que pode deduzir, a Onebiz dá uma ajuda. Se deduzir tudo a que tem direito, ainda pode poupar uns milhares de euros em:
- despesas de saúde,
- educação,
- habitação,
- informática,
- energias renováveis,
- seguros e PPR.

Na educação, o cliente da Morangos pode deduzir 30% do valor total, com limite máximo de 701,37 euros. Mas não se limite às facturas de livros, lápis e cadernos. Não se esqueça que as despesas com formação, suas ou dos seus filhos, também tem direito a apoio do Estado. Contabilize propinas, despesas com transportes entre casa e escola, alojamento (se o seu filho estuda longe de casa e teve de arrendar um quarto, por exemplo) e alimentação, como as refeições nos refeitórios escolares.

Se os seus filhos estão ainda nos primeiros anos de vida, as mensalidades das creches e, de actividades extra-curriculares (como a música, línguas, teatro, desporto, etc.), também contam, desde que os estabelecimentos de ensino em causa pertençam ao Sistema Nacional de Educação. Se tem três ou mais filhos, o limite a deduzir aumenta 131,51 euros por cada um.

Para obter a dedução máxima (os tais 701,37 euros), é necessário que as despesas totais ascendam a 2.337,89 euros.

A habitação é um dos itens que mais o pode ajudar a poupar. O cliente da Exchange pode deduzir 30% dos juros e amortizações até 586 euros. As despesas com juros e amortizações do crédito à habitação (o banco já deve ter-lhe enviado uma carta) podem ser uma boa ajuda, desde que a casa que comprou se destine a habitação própria permanente. Se, em vez de comprar, optou por arrendar, basta somar as mensalidades em todos os recibos do ano.

A tecnologia não ajuda só a facilitar o trabalho. Também facilita as contas do cliente Esinow. Pode deduzir até 50% dos gastos, até 250 euros. Se comprou um computador, impressora ou outro material (software ou hardware) e é estudante ou tem dependentes estudantes, pode deduzir essa despesa. O material tem de ter sido adquirido novo e a factura tem de mencionar que é para uso próprio. Para ter direito a esta «benesse», o seu agregado familiar só não pode ter a taxa de imposto máxima (42 por cento).
Não se esqueça das despesas de saúde, que não têm limite de dedução, desde que tenham uma taxa de IVA a 5% ou estejam isentas. Do valor total, qualquer que ele seja, pode deduzir 30%. Pode ainda somar outras despesas de saúde, com IVA à taxa normal (20%), desde que tenha receita médica. Aqui, pode deduzir 30% do valor, até 64 euros.
Se recorreu a crédito para pagar despesas de saúde, os juros também podem ser apresentados para dedução. Se usa óculos ou lentes de contacto, as despesas do ano também contam. Não se esqueça que é necessária receita médica.

Os planos poupança reforma (PPR) também ainda dão benefícios fiscais. Cada investidor da Accive pode deduzir 20% do valor investido em PPR até um máximo de 400 euros se tiver menos de 35 anos (se tiver investido 2 mil), 350 euros se tiver entre 35 e 50 anos (terá de ter aplicado 1.750 euros) e 300 euros se tiver mais de 50 anos (só é conseguido se tiver aplicado 1.500).

Se há idosos na família, também pode contar com alguns benefícios com lares. Os encargos com a estadia e com os cuidados do contribuinte, ascendentes, ou colaterais até ao 3º grau, que tenham rendimentos inferiores ao salário mínimo, podem ser deduzidos em 25% do total da despesa com uma dedução máxima de 382,50 euros. Para maximizar a poupança fiscal terão de ter sido realizadas despesas de 1.530 euros.

E há ainda os seguros, um prato bem servido pela Accive: Nos seguros de vida pode deduzir 25% do prémio, até 64 euros por cada sujeito passivo. Já nos seguros de saúde, 30% até 84 euros por cada sujeito passivo e 30% até 42 euros por cada sujeito dependente. O seguro automóvel tem uma parcela contra danos pessoais, que também pode entrar na equação.

Na Imo24, que faz certificações energéticas, os seus clientes que investiram neste item podem deduzir no IRS 30% dos custos (até ao máximo de 796 euros) com equipamentos novos para utilização de energias renováveis e de equipamentos para a produção de energia eléctrica e ou térmica por microturbinas, que consumam gás natural, nomeadamente:

- instalações solares térmicas para aquecimento de águas sanitárias, utilizando como dispositivos de captação da energia colectores solares planos ou colectores solares concentradores;
- bombas de calor destinadas ao aquecimento de águas sanitárias;
- painéis foto-voltaicos e respectivos sistemas de controlo e armazenamento de energia, destinados ao abastecimento de energia eléctrica a habitações;
- aerogeradores de potência nominal inferior a 5 Kw e respectivos sistemas de controlo e armazenamento de energia, destinados ao abastecimento de energia eléctrica a habitações;
- equipamentos de queima de resíduos florestais, nomeadamente salamandras e fogões para aquecimento ambiente, recuperadores de calor de lareiras destinados quer ao aquecimento ambiente quer de águas sanitárias e as caldeiras destinadas a alimentação de sistemas de aquecimento ambiente ou aquecimento de águas sanitárias;
- equipamentos para a produção de energia eléctrica ou térmica (co-geração) por microturbinas, com potência até 100 kW que consuma gás natural.

Os nossos clientes já sabem disto: a Onebiz tem um supermercado de serviços com as mais variadas marcas, onde sempre encontram o que precisam, com um atendimento profissional e em qualquer parte do país!

Fontes de carater informativo e técnico: Agência Financeira e Portal das Energias Renováveis

« Voltar Imprimir
TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | FAQS | MAPA DO SITE
copyright © 2010 GRUPO ONEBIZ designed by 4best