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O que é o franchising?

O franchising é um sistema moderno que permite expandir um negócio num modelo estruturado, com uma menor necessidade de investimentos em capital.

É uma relação comercial entre Franchisador e Franchisado, criado para promover bens e serviços, de acordo com um rígido formato usando metodologias padrão em Gestão, Marketing e Actividade Operacional.

Vantagens e Desvantagens do Franchising
Para ter uma visão global do Franchising, vale a pena pensar nas vantagens e desvantagens:

Vantagens Desvantagens
Cada Franchisado gere o seu próprio negócio, enquanto beneficia de economias de escala e outras vantagens de fazer parte de uma rede. Alguns exemplos: formação inicial e contínua, compras centralizadas, pesquisas de mercado contínuas e desenvolvimento do produto ou serviços. Pode haver muito pouca abertura para que o Franchisado transmita a sua personalidade no negócio, porque, o Franchisador exerce o direito de controlar a apresentação do seu produto ou serviço.
Uma marca conceituada no mercado permite aos Franchisados concentrarem-se em gerir os seus negócios localmente. Eles têm a garantia de que o Franchisador irá levar a cargo acções de vendas e promoção, incluindo publicidade, para manter a marca e os seus produtos ou serviços na mente do público. O mau desempenho de outros Franchisados – ou mesmo má gestão do Franchisador – podem prejudicar a imagem da rede como um todo. Por isso, mesmo uma loja bem gerida pode sofrer consequências.
Investir numa franquia normalmente exige menos capital que montar um negócio similar de forma independente. Além disso, alguns Franchisadores podem fornecer ajuda na obtenção de financiamento, escolha do local, negociação de rendas, que permite começar a gerir o negócio de uma forma mais “leve”. Os serviços que o Franchisador obriga podem parecer caros – especialmente se os Franchisados conseguirem adquiri-los de forma independente.
O contrato de Franchising pode dar exclusividade de área dentro de uma zona geográfica. (Claro que, se o negócio correr bem, pode atrair outros Franchisadores ou negócios convencionais para começar a competir na mesma área). Se as vendas ou lucros não estiverem à altura das expectativas, o Franchisado pode ficar insatisfeito com o contrato de Franchising.
Ao contrário da maioria dos negócios convencionais, os Franchisados poderão ajudar-se e aconselhar-se dentro da sua rede. Não é habitual que gestores de negócios convencionais tenham confiança para discutir desafios ou problemas com os seus concorrentes. Quando um Franchisado está prestes a reformar-se, o contrato pode limitar a sua liberdade de vender ou passar o negócio.