Onebiz realiza joint venture com a ABN Sousa para o desenvolvimento da Exchange

14 de Abril de 2016

ABN Sousa, o principal accionista do Master Franchise da Century 21 Ibéria, acaba de adquirir uma participação de 50% no capital da Exchange Ibéria - empresa especializada em consultoria financeira a particulares e empresas, que detém uma sólida experiência na análise e negociação de financiamento bancário – para potenciar sinergias operacionais conjuntas, no mercado ibérico.

A entrada do novo accionista na Exchange é parte integrante da estratégia de expansão e consolidação da operação da empresa. A rede Exchange disponibiliza um diversificado conjunto de serviços especializados de consultoria e gestão financeira, nas áreas do crédito, seguros e redução de custos pessoais. A elevada especialização dos consultores financeiros Exchange permite a prestação de um serviço completo, e vocacionado para encontrar as soluções mais adequadas à realidade de cada cliente.

A actividade da Exchange desempenha também um papel importante na literacia financeira dos consumidores. De acordo com um estudo da agência Standard & Poor’s, Portugal é o segundo país da União Europeia com menor percentagem de literacia financeira, imediatamente atrás da Roménia. O estudo concluiu que cerca de três quartos dos adultos em Portugal têm dificuldades em calcular taxas de juro, fazer as contas ao impacto da inflação ou desconhecem o conceito de diversificação de risco. Neste contexto, o recurso à consultoria financeira é fundamental, tendo em conta que o mercado apresenta inúmeros produtos financeiros complexos, que nem sempre são compreendidos pelos consumidores.

Os consultores financeiros da Exchange facultam todo o apoio ao consumidor, ajudando-o a selecionar as melhores opões de financiamento, seguros e gestão de créditos, em linha com os seus níveis de endividamento e a sua capacidade financeira.

As competências de actuação da Exchange passam pela pré-análise de viabilidade de crédito para qualificação de clientes, permitindo orientá-lo para soluções mais compatíveis com a sua capacidade de financiamento, bem como encontrar soluções noutros produtos complementares, como o crédito pessoal para a realização de obras, decoração e mobiliário, ou até para possibilitar a venda de imóveis por valor inferior à dívida do crédito habitação.

O conhecimento profundo que a Exchange detém das soluções de financiamento, disponíveis na indústria bancária, possibilita, assim, uma maior taxa de sucesso na aprovação e concretização de concessão de créditos e, na área da mediação imobiliária, permite também agilizar os processos de contratualização de créditos à habitação dos clientes das mediadoras.

Joaquim Rocha de Sousa, Presidente da ABN Sousa, acrescenta: “ Com a experiência que possuímos no sector imobiliário e nos respectivos processos de concessão de crédito à habitação, consideramos a entrada no capital da Exchange uma oportunidade de potenciar novas áreas de negócio, para alargar o aumento de serviços especializados na consultoria financeira e de seguros. Esta parceria permite potenciar sinergias interessantes e explorar novos segmentos de mercado, quer em Portugal, quer em Espanha”.

Segundo António Godinho, Administrador da Exchange, “os processos de crédito são cada vez mais complexos e implicam um conjunto de critérios que muitas vezes são desconhecidos por parte dos consumidores. O bom acompanhamento por parte de um consultor financeiro permite ao cliente encarar a compra de um imóvel com maior segurança e até gerar oportunidade para opções de imóveis de valor mais elevado, se proposta financeira for particularmente competitiva e adequada ao perfil financeiro do consumidor. O negócio da consultoria financeira está muito ligado ao sector imobiliário, dado que a maioria das operações de aquisição de imóveis é efectuada com recurso ao crédito à habitação. A Exchange foi pioneira no lançamento deste conceito de actividade em Portugal. Com esta nova parceria com a ABN Sousa, iremos voltar a inovar com a operacionalização de um novo modelo de negócio para este mercado”. 

Total de notícias (106)